Cartões de crédito “verdes” devem se tornar novo símbolo de status na China

Data: 04/08/2008

Cartões de crédito “verdes” devem se tornar novo símbolo de status na China


Especialistas da TNS Finance, empresa do grupo TNS, líder mundial no segmento de pesquisas Ad Hoc (customizadas), afirmaram que os bancos que operam na China devem considerar a oferta de cartões de crédito “verdes”, que apóiam causas relacionadas ao meio ambiente e projetam a imagem de seus usuários como cidadãos inteligentes, bem-informados e socialmente responsáveis. Segundo a TNS, essa modalidade pode simbolizar status e superar os cartões gold e platinum.

Em 2003, o volume de cartões de crédito em circulação no país das Olimpíadas era inferior a 3 milhões. Atualmente estima-se que existam 40 milhões de plásticos no país, número duas vezes menor do que o do Brasil, de 101,7 milhões. O crescimento econômico, o aumento dos salários, a urbanização e o desenvolvimento de um mercado organizado contribuíram para esse incremento. Mas se, por um lado, o mercado chinês já assimilou o cartão de crédito como produto, de outro, os consumidores ainda não valorizam as marcas, trocando facilmente uma bandeira por outra. Na avaliação da TNS, os cartões de crédito “verdes” podem significar a chave para a lealdade dos consumidores.

Zhang Hong, responsável pelo setor Financeiro da TNS China, afirma que as empresas de cartão de crédito precisam diferenciar suas ofertas da concorrência, mas antes devem entender como o mercado chinês está segmentado, para oferecer produtos específicos a cada grupo. “Isso pode ser feito através da crescente conscientização sobre o meio ambiente”, explica. “O conceito verde é um novo segmento que pode auxiliar as empresas a obter a lealdade de clientes”, acredita Hong.

Segundo o executivo, a conscientização e a compra de produtos que não agridem o meio ambiente são forte tendência entre os jovens consumidores chineses que residem em áreas urbanas. “Há um grande potencial para que essa atitude se torne um novo símbolo de status, pois ao mesmo tempo que os consumidores estão dispostos a gastar mais para mostrar que são bem-sucedidos, também estão propensos a gastar mais para demonstrar sua consciência ambiental”, destaca.

Essa tendência de consumo consciente foi identificada claramente em pesquisas on-line da TNS, envolvendo a população adulta das maiores cidades chinesas. Entre os entrevistados, 76% estariam dispostos a pagar 10% a mais em produtos comuns que não causam danos ao meio ambiente”, enquanto 71% pagariam 10% a mais por um automóvel ecológico e 68% concordariam em pagar 10% a mais em um combustível menos poluente.

O mesmo estudo da TNS encontrou evidências de que os chineses aceitariam trocar até mesmo o conforto pessoal por benefícios ao meio ambiente. Entre os consumidores, 69% disseram que aceitariam restrições ao uso de veículos, do ar-condicionado e de outros produtos de alto consumo de energia, mesmo que isso signifique desconforto.



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